Projeto Cooperjovem é desenvolvido nas escolas municipais de Icaraíma

Voltado para a educação empreendedora nas escolas, foi realizado na última sexta feira (12), no período noturno, na Escola Municipal Tancredo Neves, em Vila Rica do Ivaí, mais uma etapa de divulgação do Projeto Cooperjovem. Idealizado pelo SICOOB-Arenito, o programa foi apresentado aos professores e funcionários e a comunidade em geral, proporcionando o conhecimento do cooperativismo e empreendedorismo, com foco na educação financeira e com o objetivo principal de repassar este conhecimento aos alunos dentro das salas de aula, além de buscar a formação do cidadão através do protagonismo na construção de uma sociedade consciente, colaborativa, participativa e próspera e acima de tudo contribuir com a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.
O evento também foi oportuno para que os alunos realizassem as apresentações em homenagem ao Dia dos Pais e também ao início da Semana da Família. A Secretária Municipal de Educação, Ocinéia Martins, o Presidente da Câmara Manoel Timóteo (Pelé da Ilha), e o vereador Altair Moura estiveram presentes na escola para assistirem e prestigiarem a palestra. A Coordenadora do projeto e colaboradora do SICOOB Juliana Honório, acompanhou toda a programação que fora desenvolvida e durante o evento foram sorteados vários brindes doados pela cooperativa.
A Diretora da Escola Tancredo Neves, Marcia Fabris, juntamente com a coordenadora Ivone Maria dos Santos agradeceram a presença de todos, destacando a participação dos professores, alunos e funcionários que não mediram esforços para que tudo fosse assimilado em função das definições do cooperativismo.
O Prefeito Marcos Alex agradeceu a parceria com o Sicoob que traz junto à comunidade através da escola a importância do sistema de cooperativismo voltado para Cooperjovem e parabenizou todos os participantes pela dedicação ao aprendizado em mais este evento. “Quero destacar a importância desse programa que trará primeiramente o conhecimento voltado a educação cooperativista e empreendedora para os professores e funcionários das nossas escolas e desta vez em Vila Rica do Ivaí. Esse aprendizado vai ser repassado aos alunos dentro do ambiente escolar e eles poderão interagir, repassando esse conhecimento junto à comunidade, principalmente no ambiente familiar aprendendo a lidar com as finanças principalmente”, destacou o prefeito Marcos Alex.
Um outro objetivo do projeto é promover o intercâmbio entre as escolas municipais e cooperativas, inserindo a educação cooperativista no cotidiano escolar e tem os alinhamentos com as competências da Base Nacional Curricular fomentando por meio da aprendizagem baseada em projetos com a participação da comunidade, autônomos e comprometidos com um futuro socialmente justo, democrático e sustentável.